• Vegano Periférico

Família e veganismo


Família e veganismo sempre foi uma parada interessante. No começo todos da família e até amigos ficam desesperados quando algum membro se torna vegano. E isso é super compreensível, até porque estamos dentro de uma cultura, hoje, já bem estabelecida, de um alto consumo de produtos de origem animal.


No começo nossa família não estava compreendendo bem e ouvimos diversas coisas do tipo: "vocês vão ficar anêmicos", "quando essa fase vai passar?", "quem tá botando isso na cabeça de vocês?", "vocês são pobres, podem parar com essas frescuras", "você adorava comer esses produtos", "vocês a cada dia que passa ficam mais estranhos", "a gente sempre lutou pra ter carne na mesa, agora que tem vocês não querem". Entre outras.


Mas depois de um tempo, a família vai se acostumando, aprendendo e compreendendo que é possível fazer escolhas diferentes da que estamos acostumados a fazer, e que realmente o que defendemos na prática faz muito sentido. Dependendo da família, até alguns hábitos vão mudando sutilmente, sem a intenção, só com o exemplo.


Com o passar do tempo, facilita muito o convívio. Por exemplo, nossa coroa fez o primeiro bolo de laranja sem leite e sem ovos da vida dela, por conta própria. Hoje, a gente vai rangar na goma dela, ela mesmo já liga e fala: vou colocar “batata pra assar, vou fazer uma couve, já comprei salada e tô fazendo um arroz temperado.” Hoje é só alegria.


Tudo isso pra dizer que nós que não queremos mais consumir animais, temos que ter paciência, infelizmente o nosso maior inimigo, sem dúvida, é a cultura.

Frase de Pepe Mujica: "não adianta mudar apenas os hábitos de consumo de uma sociedade, é necessário mudar a cultura, a mente.


Leonardo, Regina e Eduardo


Hoje, além de nossa mãe compreender muito tudo o que fazemos e nos apoiar em tudo, ela prepara algumas coisas livres de ingredientes de origem animal, sempre pergunta qual o produto que usamos que não foi testado em animais ainda sabe algumas marcas que nós repudiamos, etc... mas isso, é só o tempo que faz acontecer, em alguns casos nem ele, e paciência. Precisamos compreender que nem todos vão entender.